Histórico

O ORIENTAL


Era início de nossa terra, num pedacinho de chão do Rio Grande. Um grupo de desbravadores decidiu fundar uma agremiação esportiva. O então "foot-bal"(em ingles "pé de bola") já despertava a paixão dos brasileiros imigrantes.

O grupo de esportistas familiarizados com o esporte reuniu-se, e do encontro surgiu o Orital Foot-Ball Club. A primeira ata registrada o mes de julho de 1925. No entanto, ninguém sabe explicar porque o aniverssário é comemorado em 25 de novembro. Datas a parte, nas primeiras décadas o Oriental realizava apenas jogos amistosos com equipes desta região (Cruz Alta, Santo Angelo, Santa Rosa e Cerro Largo, entre outras).No final dos anos 40 e início de 50, inicia sua participação no Campeonato Municipal de Santa Rosa.

Os principais adversários eram as equipes do Aliança e do Paladino, com os quais travou grandes embates.Com o movimento emancipacionista de Tres de Maio e sua consequente concretização na metade dos anos 50, o Oriental filiou-se a antiga Federação Rio-Grandense de Futebol, iniciando sua participação no Estadual de Amadores, utilizando seu Estádio da Baixada, mais tarde denominado "Reinoldo Selzler".A construção do stádio Municipal, inaugurado em dezembro de 1959, com clássico ijuiense Gaúcho x São Luis, ensejou a fundação de outras agremiações. Na preliminar do clássico, um time de Tres de Maio, utilizando camisetas do Colégio Pio XII, entregou o Paladino de Santa Rosa.

Uma curiosidade: para o jogo inaugural do Estadio Municipal havia sido constratado o Gremio Porto-alegrense que enfrentaria o Oriental. O jogo não foi realizado por desistencia do Oriental, por motivos controvertidos e polemicos, segundo comentários na época.

O novo estádio oportunizou o imitente surgimento de uma segunda força no nosso futebol. Foi assim que uma pleiade de desportistas, alguns dissidentes do Oriental, decidiu-se pela fundação de outro clube.


Em pé da esquerda para a direita: Artur Nagel (presidente), Nery, Panambi, Walter, oberto, Coco, Maninho, Peta (massagista). Agachados: Pipa, Tatata, Romeu, Venenoso, Luis Cesar, Magnus, Aroldo.